quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Órgãos de vítima fatal em Cuiabá ajudam a salvar vidas em várias partes do país

fonte: http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2010/11/orgaos-de-vitima-fatal-em-cuiaba-ajudam-salvar-vidas-em-varias-partes-do-pais.html

A equipe médica saiu de Curitiba e viajou quase dois mil quilômetros para fazer a retirada dos órgãos em Cuiabá. Robert Salvatore, 19 anos, morreu depois de sofrer um acidente com a moto que pilotava, em Cuiabá. Os pais dele autorizaram a doação dos órgãos.

Os órgãos de uma vítima de um acidente fatal em Cuiabá ajudaram a salvar vidas em várias partes do Brasil -- graças à rapidez de uma equipe médica. A equipe médica saiu de Curitiba e viajou quase dois mil quilômetros para fazer a retirada dos órgãos em Cuiabá.
Nos corredores do hospital, os médicos encontraram o pai e um primo do doador. Robert Salvatore, 19 anos, morreu depois de sofrer um acidente com a moto que pilotava.
“Na lembrança eu só quero ter aquele rosto a risada dele, com a alegria dele”, diz o primo do rapaz, Michel Coelho.”
O pai Jorge Senatore explicou o motivo de ter autorizado a doação. "Na verdade ele teve essa vontade”, conta.
Quatro horas depois, os médicos deixaram a sala de cirurgia. Nem todos os órgãos foram aproveitados.
“Cada órgão tem tempo adequado para ser aproveitado. Infelizmente o pulmão e o coração não têm tempo hábil de estar fazendo essa retirada, o acondicionamento", explica Fátima Melo, da central de transplantes.
Mas os rins e o fígado do rapaz salvaram vidas, em Brasília, Fortaleza e Curitiba. Gestos como os da família de Robert têm aumentado o número de doações no país. Este ano foram realizados 2.367 transplantes, 16% a mais que 2009, segundo Ministério da Saúde.
Dona Zirandete Luís de Sá, 35 anos, recebeu um rim de Robert e um presente de aniversário. Ela agora não vai precisar enfrentar as longas sessões de hemodiálise. “Estou muito feliz com meu rim, vou me recuperar bem”.
“Eu sei que um pedacinho do meu filho vai funcionar em algum, em algumas pessoas. O importante é o salvamento das pessoas que precisam de órgãos”, afirma o pai de Robert.

Nenhum comentário:

Postar um comentário